Notícias de Jipeiros – NJ

Notícias de Jipeiros

Raimundo Pinto apresenta relatório sobre a expedição pela Transamazônica

Fonte: NJ Ano IV – Edição N° 1.126, 26 de abril de 2010. Jornalista responsável: Roberto Guedes (RG151-DRT/RN).   

 

Já de volta à tranqüilidade de sua residência, em Fortaleza, após concluir a expedição em que liderou vários outros “off roaders” cearenses em viagem de longo curso pela rodovia Transamazônica, o médico Raimundo Pinto, líder da comunidade de apreciadores de jipes Toyota Bandeirante, elaborou estes dias um primeiro relatório sobre a expedição.

Ele o enviou neste domingo, 25, ontem, ao jornalista Roberto Guedes, criador e editor de Notícias de Jipeiros.

Eis o relato de Raimundo Pinto:

“Amigo e Historiador Roberto Guedes:

É com muita satisfação que venho te comunicar da nossa belíssima expedição Rumo ao Inferno Verde (Transamazônica).

O Grupo Expedições Bandeirantes, com integrantes do Jeep Clube do Pará, deu início à grande aventura de sair de Belém e chegar a Manaus na época de abril. Partimos dia 1° de abril de Belém e, para surpresa nossa, do Grupo Expedições Bandeirantes, que nunca tinha dirigido em estradas amazônicas, constatamos que realmente não é fácil dirigir na Amazônia no período das chuvas.

Na realidade com toda dificuldade, a maioria conseguiu chegar ao seu destino. Eu, particularmente, por falta de experiência, tive que interromper a viagem quando, entre Itaituba e Jacareacanga, dei uma rodadinha feia na estrada e tombei com o carro quase parado. Não houve nenhum trauma, nem ferimentos, e tudo não passou de um susto pequeno, diga-se de passagem.

O mais enriquecedor desta expedição é que a maioria do grupo tenha conseguido chegar ao objetivo final. Mas é isso mesmo, se a expedição tivesse um pouco mais de tempo, teríamos arrumado minha Bandeirante e teríamos todos chegado. Isso já aconteceu em tantas outras vezes… e sempre foi muito fácil seguir em frente. Bandeirante é assim: se conserta na beira da estrada e sempre segue em frente

A todos que fizeram esta expedição, só tenho a agradecer a oportunidade que me foi dada.

Agora, Amigo Roberto Guedes, em Abril de 2.011 voltaremos para terminar o trajeto, porque Jeepeiro é assim mesmo: nunca pode parar!

DIREÇÃO PERIGOSA

Dirigir sob as piores condições humanas. Carro sem pára brisa  debaixo  de um temporal, que só às vezes aliviava; direção molhada pela água, e um frio de doer os ossos, e tudo isto num percurso considerado um dos lugares em que mais acontecem acidentes fatais;

Foi a pista mais escorregadia que já conheci em toda minha vida. Só para se ter uma idéia, quando chove quase todo mundo para. Mas eu não podia parar. Estava  anoitecendo e não era nada aconselhável pernoitar naquele trecho da  estrada. Mais de 150 quilômetros com velocidade de vinte quilômetros horários, de primeira ou segunda reduzida. Pisar em freio? Nem pensar!

A noite era de profunda escuridão. Junto comigo, dando apoio, ficaram outra Band, a do Luiz César, e uma Hillux, a do grande irmão Messias.

Estrada feita sob encostas, cheia de abismos, e floreada de cruzes relatando que ali já tinha morrido muita gente. Mas nada estava perdido – só a visão. Não conseguíamos ver direito, pois a chuva batia direto, embaçando os óculos. Tive que dirigir sem óculos, quase cego. Chegamos (Raimundo Pinto, Messias e Luiz ) porque, para nós, o importante era continuar e assim conduzir a máquina, enfrentando os desafios de uma natureza que não espera por ninguém. À 1 hora da madrugada tivemos o prazer e a alegria de encontrar Barbosinha, o grande amigo Chico Santarém e  nosso grande jornalista Jonas, esperando-nos com um jantar, em Jacareacanga.

Condições de chegada: eu estava todo encharcado, as mãos pareciam maracujá, de tanto sofrerem frio e umidade. As botas estavam cheias de água. Cheguei a Jacareacanga com uma vontade enorme de acender um cigarro, coisa que era impossível de fazer durante as sete horas de direção. Para mim foi a maior experiência de direção adversa que já enfrentei. Adrenalina faltou de tão alto o consumo. A toda hora víamos carros pequenos e grandes saírem da estrada.

Uma viagem destas é um verdadeiro espetáculo para o mundo ‘Off Road’.

Um grande abraço de seu amigo e irmão

Raimundo Pinto

Fortaleza – Ceará”.

Notícias de Jipeiros

Sob a liderança de “Coronelson”, nasce em Belém o Land Rover Clube do Pará

Fonte: Ano IV – Edição N° 1.129, 30 de abril de 2010. Jornalista Responsável: Roberto Guedes (RG151-DRT/RN).   

 

A mais nova entidade criada para organizar a vida de jipeiros no Brasil é o Land Rover Clube do Pará, que está nascendo em Belém, a “Terra das Mangueiras”, sob a liderança do médico Nelson Vasconcelos de Souza, o “Coronelson”, cujo apelido deriva do fato de ele ser coronel da Polícia Militar local.

Ele prefere mencioná-lo como “comunidade”, e não como “clube”, mas mostra trabalho com o objetivo de magnetizar todos os apreciadores e donos de veículos da marca Land Rover residentes no município.

“Coronelson”, que esteve em janeiro último, muito rapidamente, em Natal, anunciou o surgimento da comunidade em correspondência que enviou ontem ao jornalista Roberto Guedes, criador e editor de Notícias de Jipeiros, apensando-lhe o inteiro teor de um convite que está dirigindo a landrovianos do Pará e fornecendo detalhes de como está se estruturando o novo ser.

“SITE” EM CONSTRUÇÃO

Esta é, na íntegra, a mensagem de “Coronelson”:

“Caro amigo Roberto Guedes:

Primeiramente, quero lhe parabenizar pelas inúmeras noticias importantes que todos os dias leio em seu jornal diário, o Notícias de Jipeiros, a respeito de fatos, pessoas e coisas de todo canto do Brasil.

Aqui em Belém também temos inúmeros clubes de jipeiros que promovem muitas trilhas durante o ano.

O que quero lhe transmitir e que Belém do Pará, a ‘Terra das Mangueiras’ (pois a cidade e cercada de mangueiras), já tem uma nova comunidade de Jipeiros com o objetivo de congregar todos os proprietários de Land Rover do Pará. Trata-se do Land Rover Clube do Pará.

O ‘site’ desta comunidade, o www.landroverclubedopara.com.br, está em construção, mas já está no ar, em fase de testes. Brevemente, quem desejar se associar poderá fazê-lo através do ‘site’.

Em anexo estamos enviando o convite.

Atenciosamente,

Nelson Vasconcelos de Souza – ‘Coronelson’, ‘CavaleiroAndante’”.

 

CONVITE

Este é, na íntegra, o teor do convite que Coronelson está fazendo circular com o objetivo de atrair para o clube o maior número de landrovianos do Pará:

“Convite/Convidamos a todos os proprietários de Land Rover para acessar o mais novo ‘site’ de jipeiros, o www.landroverclubedopara.com.br. O site ainda encontra-se em construção mais brevemente estará a disposição dos landrovianos de todo estado do Pará que queiram se integrar à nova comunidade dos proprietários de Land Rover.

A finalidade principal desta comunidade de Landrovianos é a integração entre os pilotos e seus familiares [esposas (os), companheiras(os) e filhos].

O Land Rover Club do Pará não tem fins lucrativos e visa somente a integração entre os proprietários de Land Rover na organização de expedições.

Os proprietários de Land Rover que estão associados a outros clubes fora de estrada não precisam se afastar dos mesmos para pertencer a nossa comunidade de Landrovianos.

O Landroverclubedopara, não cobrará mensalidade dos seus integrantes.

Na organização das expedições, cada Landroviano pagará as suas despesas individuais e colaborará com as despesas coletivas caso existam na organização das mesmas.

Todos os Landrovianos terão direito a se pronunciar e dar opiniões durante as reuniões que se realizarão uma vez por mês em local a ser definido.

Nelson Vasconcelos de Souza – Coronelson

Telefone: (91) 99442817

Blog. Coronelson-CavaleiroAndante)”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s