Mundo Fora de Estrada

# Jeep Clube – RN

Registramos a organização dos integrantes do Jeep Clube de Natal para o passeio de Extremoz no próximo dia 16 de abril, o qual está batizado de Jeepnick.

 # Terremoto exigirá ajuste do sistema GPS no mundo inteiro

Recebemos através da lista da LROA a mensagem abaixo advinda de Murilo Galvão, editor do MQG.

O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão na sexta-feira (11) moveu a ilha do país em cerca de quatro metros para o leste. Isso significa que o sistema de monitoramento por satélite, o GPS usado em carros e registros de propriedade, deve ser atualizado com a nova localização da nação, publicou a
BBC.
“A rede nacional (japonesa) que define limites de propriedades foi mudada”, disse Ken Hudnut, geofísico da agência de geologia dos Estados Unidos, à rede MSNBC. “Cartas náuticas terão que ser revisadas por conta da mudança da profundidade da água”, completou.

De acordo com a matéria, o tremor, provavelmente, também diminuiu a duração dos dias em cerca de 1,8 milionésimos de segundo, já que aumentou a velocidade da rotação da Terra. Além isso, o terremoto mudou o equilíbrio da Terra, movendo o planeta em cerca de 16,5 cm em relação ao eixo.
Brian Baptie, da agência geológica britânica (BGS), explicou para a BBC que o tremor aconteceu na Zona de Subducção – região onde duas placas tectônicas se unem. No caso do Japão, a Placa do Pacífico, a leste, está se movendo para oeste sob o Japão. Essa ação mexeu com o leito do oceano, deslocando uma enorme quantidade de água – o que originou uma tsunami.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s