Investigação FLC: eixo portal.

Eixo portal UNIMOQ700px-NormalVsPortalAxle.svg
No post que publicamos sobre a Revista Planeta Off road edição 47 a capa trazia informações sobre uma receita insuperável: chassi tubular, eixo portal e suspensão 4-Link.
Chamou-nos atenção a questão do eixo portal, então, fomos investigar e descobrimos que existem, pelo menos, duas formas, para além da utilizada nas nossas viaturas, que são: eixo portal e a outra seria o eixo pórtico.
Abaixo fazemos uma síntese do que encontramos.
Esperamos que gostem!
George Marques

Pois é, um eixo portal é o sonho de quem realmente entende a sua função e seu diferencial.
Em termos de vantagens, podemos começar falando do aumento do vão livre que é nítido e qualquer leigo pode observar.
Eixo portal wranglerportalb

Eixo Portal UNIMOQ_Defenderlandmog2

Entretanto, a maior vantagem de possuir um mecanismo desses é poupar o esforço do semi eixo uma vez que existe uma redução praticamente lá na roda.
Muitos caminhões utilizam sistema parecido, mas seria um conjunto de planetárias e satélites no centro do cubo a fim de diminuir o esforço dos demais componentes da transmissão. Os Hummers H1 também utilizavam, e pasmem fabricados no Brasil pela fundição Tupy.
Voltando ao eixo pórtico, vejam que para o off road ele acaba sendo um acessório muito virtuoso.
Participei junto com o Afonso da elaboração de um protótipo, mas o grande empecilho é o alto custo.
Um kit completo desses poderia chegar ao montante de R$15.000,00.
Existem 2 ou 3 empresas no mundo que fornecem esse equipamento na forma de kit de adaptação.
Mas vejam por outro lado:
Quem resolve encarar a brincadeira a sério, inicialmente vai precisar de pneus maiores e mais largos……ai começa a reação em cadeia……pneus mais largos > relação de diferencial mais curta > semi eixos mais resistentes > kit se homocinéticas e flutuantes > suspensão elevada, entre outras alterações necessárias.
Com um kit de portais, você obtém tudo isso num só equipamento.
Outro ponto a favor é a possibilidade de instalar um controle de pressão dos pneus pelo centro do eixo tal como existia nos Hummers H1, sem ficar aparente e suscetível a enroscar em qualquer coisa tal como ocorreria se fosse utilizar algo parecido com os Rodoar de caminhões.

Eixo Suspenso_2atomic1

Eixo Suspenso_1 atomic

Eixo Suspenso portal_axle2
Não seria uma solução interessante suspender o diferencial sem utilizar as engrenagens do portal?
Sei que o eixo portal tem mais benefícios devido à redução da relação e maior vão livre, mas se alguém fundir um eixo com o diferencial 5 cm para cima já seria uma tremenda ajuda! Representaria um ganho de 4″ no tamanho final do pneu! (pneu 33″ equivalente ao pneu 37″)
No meu ponto de vista, acredito que não seja exatamente mais fácil, mas entenda que num eixo desses, cada semi eixo deverá ter 2 articulações, o que sabemos que sempre é ponto fraco de um semi eixo.
Depois, entenda que os segmentos das extremidades devem possuir mancais para centrar o semi eixo.
Remover um semi eixo desses de dentro do eixo não deve ser tarefa fácil não.
Dá a impressão até que no eixo existe uma “janela” para o devido trabalho.
Mas com uma solução dessas ganha-se apenas vão livre; lembra do meu comentário anterior?????
A grande vantagem do portico é possuir redução o que alivia o trabalho dos semi eixos, coroa e pinhão, cardã, etc etc etc.

Pois é, baseado nessa foto dá pra notar a complexidade da coisa.
Pois é, o eixo é muito mais complexo do que imaginei.
Alguém já viu o preço?
De $8,645.00 a $14,800.00 o par para o JK (Dana 60), nos EUA, mas que seria interessante ver este eixo no jipão, seria.
Fonte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/70431-wrangler-brasileiro-com-eixo-portal.html

Para saber mais vejam UNIMOQ mo link http://abertoatedemadrugada.com/2013/04/as-maravilhas-mecanicas-dos-unimog.html

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