Continuação..Ícone se despede

Prosseguindo com a matéria da Revista LRM de dezembro, temos abaixo mais uma parte da matéria.

img106_Web

A empresa de automóveis Rover estava construindo carros em Coventry desde 1901, mas a 2ª. Guerra Mundial mudou o destino, pois a fábrica de Coventry foi destruída por um grande bombardeio naquela cidade pela Luftwaffe alemã em 1940.

No entanto, a Rover continuou a produção de motores aeronáuticos para o esforço de guerra em uma fábrica sob a tutela do governo a algumas milhas de distância em Solihull, na periferia de Birmingham. Após a guerra, Rover comprou a fábrica de Solihull e, em 1947, a produção de automóveis foi retomada.

Contudo, a Grã-Bretanha do pós-guerra foi assolada pela escassez de matérias primas, incluindo o aço, que era estritamente racionado pelo governo. O país precisava muito das receitas de exportação, de modo que parte do aço foi alocado para as empresas que estavam vendendo a maior parte de seus veículos no exterior. Infelizmente, modelos de automóveis da empresa Rover da década de 1930 estavam decididamente ultrapassados e não obteve muita demanda em casa e nem muita atenção no exterior.

No entanto, o salvador para o dilema da empresa Rover veio também da frente de guerra.

O engenheiro-chefe da Rover, Maurice Wilks, utilizado um excedente do exército dos EUA, Jeep Willys, utilizou-o em sua propriedade de difícil acesso em Newborough, próximo Anglesey, e com a simplicidade de ir a qualquer lugar impressionou tanto a ele quanto ao seu irmão mais velho, Spencer, que era do chefe da Rover no momento.

Então, se perguntaram: eles poderiam construir algo semelhante, usando painéis de corpo de alumínio (que não foram racionados) para contornar o racionamento de aço?

George Marques

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s