Embreagem sintomas, fala o especialista.

Quem de nós já não teve dúvidas em relação a embreagem da sua viatura.
Para ajudar, estamos postando a resposta fornecida pelo Luiz Fraga que consideramos um dos grandes conhecedores LR do Brasil.

Fala o especialista…

A embreagem tem 2 jeitos de quebrar, o jeito “bom” (quando vc consegue manobrar o carro) e o jeito “ruim” (quando mesmo engatado o carro não anda).

Os sintomas de “final de vida” são:
1) Em uma subida, depois de uma certa rotação (normalmente acima de 2.000 rpm)( a rotação do motor sobe mas a velocidade não (chamamos de PATINAR), gerando cheiro de queimado, quando isso acontece é sinal de que a embreagem irá quebrar do jeito “ruim”.
2) Pedal da embreagem beeeeem mais duro do que o normal (pode ser garfo iniciando a quebra) quando o garfo quebra, o pedal fica travado no meio do curso, normalmente é o jeito “bom” de quebrar.
3) Pedal de embreagem fica travado no fundo normalmente é um problema no acionamento e não da embreagem em si, checar o fluído e completar com o pedal ainda embaixo, depois de completado subir o pedal com a mão, o nível vai abaixar, completar se necessário com DOT4 (não use outro tipo de fluído) e com a mão, executar o movimento de pressionar/soltar o pedal até que se sinta restrição ao movimento, checar o nível e completar se necessário, o sistema de acionamento normalmente é um jeito “bom” de quebrar.

Como sair do sufoco..
Se quebrar do jeito “bom” engrenar primeira reduzida e dar na partida que o carro começa a andar, o único jeito de parar o carro é desligando (não adiantará pisar na embreagem!) evitar trocar de marchas, esta “andada” é só para retirar o carro de uma situação perigosa.
Realmente os sistemas que se quebram na forma QQC geram stress no condutor, mas corre-se o risco de se trocar um conjunto com alguma vida útil, se o carro já passou de uma certa quilometragem (caso do Oduvaldo por exemplo) trocar antecipadamente pode ser uma boa opção.
Fonte: Lista discussão do Clube LR.

Então, só temos a agradecer ao Luiz Fraga por mais essa aula de “sabedoria” mecânica.

George Marques

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